domingo, 6 de janeiro de 2008

O quê causa o mau hálito e como controlá-lo?

Razões fisiológicas requerem apenas orientações de higiene. Razões de doenças requerem tratamento. Razões locais, (feridas cirúrgicas, cárie, doença periodontal, etc), razões sistêmicas diabetes, uremia, prisão de ventre etc. Todas as possíveis causas devem ser investigadas e o tratamento específico. Mais de 96% das halitoses se devem à presença da saburra lingual, que é controlada com uso continuado do Higienizador de Língua.

O que é saburra?

Material viscoso esbranquiçado ou amarelado, que adere ao dorso da língua em maior proporção no terço posterior. Equivale à placa bacteriana lingual. Os microorganismos são anaeróbicos proteolíticos que produzem componentes com fedor no final do metabolismo. O mau hálito não é contagioso, há uma predisposição. Às vezes um dos parceiros do casal apresenta mau hálito que incomoda o outro.

O que predispõe a formação da saburra?

Redução do fluxo salivar em vários graus, a saliva fica gosmenta (rica em mucina), facilita a aderência de microrganismo , restos epiteliais alimentares no dorso da língua. A sialometria (mede redução do fluxo salivar) avalia as causas. O stress, doenças, álcool, fumo, drogas contribuem para redução do fluxo salivar.

Como se livrar da saburra e do mau hálito?

  1. Remoção mecânica da saburra com os Higienizadores de Língua ou escova dental, massageando a língua sem agredir, pode ser usado várias vezes ao dia.
  2. Manutenção da superfície lingual o mais hidratada possível (beber bastante água).
  3. Identificação da causa de redução do fluxo salivar e tratamento adequado.
  4. Se for diagnosticada uma causa local como cárie, gengivite ou feridas bucais, devem ser removidas.


Não sofra com a Halitose - agende uma consulta (098) 32597564