quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

como cuidar do seu aparelho

Como devo limpar meus dentes adequadamente, enquanto estiver utilizando aparelho fixo?
Durante o tratamento, aparelho fixo e aparelho móvel podem ser utilizados para mover os dentes de forma gradual às suas posições corretas na boca. O tipo de aparelho fixo que você tem irá determinar sua rotina diária de cuidado oral:
Aparelhos fixos: limpeza dos dentes e gengivas
A princípio, fazer uma boa limpeza, removendo a placa dos seus dentes e ao longo da linha da gengiva, pode parecer difícil nos casos de aparelho fixo. Mas veja bem: com um pouco de prática, ficará mais fácil - eis aqui alguns conselhos sobre como proceder de forma correta:

Primeiro, tire as bandas elásticas e as partes removíveis (tais como o capacete)

Utilize o método de escovação indicado pelo Dr. Marcelo- veja um exemplo:
Coloque a sua escova em um ângulo de 45º em relação à gengiva. Pressione levemente durante a escovação com movimentos curtos de vai e vem e limpe cada dente individualmente por, aproximadamente, 10 segundos
Faça o mesmo movimento de escovação em todas as superfícies internas e externas dos dentes
Não se esqueça de escovar as superfícies de mastigação dos seus dentes - e certifique-se de ter alcançado as partes posteriores dos dentes
Termine limpando ao redor do aparelho, escovando primeiro a partir de cima e, então, a partir debaixo. Escove com cuidado e preste atenção para não quebrar ou romper qualquer um dos braquetes ou dos arcos.


Aparelhos móveis: limpeza dos seus dentes e gengivas
É um pouco mais fácil, pois, uma vez que você retira o aparelho da sua boca,você pode escovar os dentes e passar o fio dental normalmente. No entanto, é importante que você siga essas etapas adicionais:

Certifique-se de escovar com cuidado as áreas da gengiva cobertas pelo seu aparelho móvel. Isso inclui a parte superior da sua boca, caso use aparelho móvel nos dentes superiores

Usando uma escova de dentes e pasta de dentes, limpe seu aparelho móvel, enxaguando, posteriormente, com bastante água


Como devo usar o fio dental enquanto estiver utilizando aparelho fixo?
Provavelmente o Dr. Marcelo Rocha vai mostrar a você como limpar ao redor do aparelho fixo,porém não custa nada revisar:

Escolha um "fio dental fino" com extremidade dura que passe pelo espaço inter-dental - acima do arco dos seus dentes superiores e abaixo do arco dos seus dentes inferiores

Passe o fio ao redor de cada dente fazendo um movimento em forma de "C" e, com cuidado, movimente para cima e para baixa do lado de cada dente, incluindo a parte inferior da gengiva. Desenrole um novo pedaço de fio, conforme o movimento de um dente para o outro



Há produtos especialmente desenvolvidos para serem utilizados com os aparelhos fixos?
O Dr. Marcelo Rocha recomenda uma combinação de produtos para higiene bucal feita em casa para auxiliá-lo a atingir o máximo de eficácia em sua rotina diária. Eis aqui alguns exemplos de determinados produtos especialmente desenvolvidos para essa finalidade:
Escovas de dentes ortodônticas: são escovas, que possuem cerdas em forma de "V" para limpar acima e abaixo dos braquetes e arco.
Além disso, o refil das Cabeças das Escovas Elétricas em sua maioria, tem um design de cerdas que a torna ideal para limpeza ao redor dos aparelhos fixos.

Fios Especiais: Os aparelhos fixos interferem nas técnicas normais de uso de fio dental.voce poderá utilizar um fio como o fio Oral-B SuperFloss®. Que possui três seções em cada filamento: uma extremidade dura que permite sua passagem entre os dentes, acima e abaixo dos arcos de seu aparelho fixo; um fio esponjoso e macio para limpar espaços maiores e um fio normal para limpar os dentes com espaços normais ou estreitos. É possível usar pasta de dentes, flúor ou um agente antibacteriano na seção de fio esponjoso.
Passa Fio: O passa fio é um artefato plástico que serve para auxiliá-lo no processo de passar o fio dental por baixo do arco do seu aparelho,seu uso é simples e você pode encontrá-lo facilmente em drogarias e lojas de materiais odontológicos.

Escovas inter-dentais: essa modalidade possui cabeças bem pequenas com cerdas finas, perfeitas para a limpeza abaixo dos arcos e entre os dentes


Carregue sempre com você esta escova pois ela tem um tamanho ideal para sua bolsa ou para seu bolso.